Seguidores

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tutorial de Máscara de Cabelos Encaracolados

Vamos fazer um estudo sobre como recortar cabelos enrolados, o que penso ser uma das questões mais procuradas da seção de PhotoShop, e, imagino, uma das mais complicadas também.

A nossa imagem base é razoávelmente simples de ser recortada pelo método de Canal Alpha, uma vez que apresenta um contraste relativamente bom entre o cabelo e o fundo.

Eis nossa imagem:
Imagem do IPB

A primeira coisa a fazer é analisar cada canal para verificarmos em qual deles teremos um melhor contraste para usarmos como canal de seleção (alpha channel). Com isso, verificaremos que um canal ou outro pode ser muito mais fácil para se trabalhar.

Canal RED:
Imagem do IPB
Este canal está bom para trabalhar, e poderia ter sido o escolhido.

Canal GREEN:
Imagem do IPB
O melhor canal na minha opinião, o contraste entre o cabelo e o fundo está levemente melhor que o canal RED, por isso foi a minha escolha.

Canal BLUE:
Imagem do IPB
O contraste entre o cabelo e o fundo está mais difícil de ser trabalhado, por isso não vamos trabalhar com este canal.

Escolhido o canal, simplesmente 'arrastamos' aquele canal para a folhinha em branco, na parte inferior da paleta 'Channels', o que cria um novo canal... com o nome 'GREEN COPY', ele será nosso canal de seleção.

Imagem do IPB

Para termos um canal de seleção devemos aumentar significativamente o contraste entre o que queremos manter visível e o que queremos deletar. Para isso usaremos a ferramenta 'CURVES' no canal 'GREEN COPY'. Note que nossa imagem está em RGB, por isso a parte direita da curva se refere aos tons brancos e a parte esquerda aos tons escuros. Faremos uma curvatura que acentue o contraste, assim como mostra a figura abaixo:
Imagem do IPB

E nosso canal vai ficar com o seguinte aspecto:
Imagem do IPB

Mesmo com o 'CURVES' alguns detalhes precisam ser analisados no nosso canal de seleção. Veja na figura abaixo quais são os detalhes de que falo:

Imagem do IPB

DETALHE DESTACADOS EM VERMELHO
Veja que algumas 'sujeiras' permaneceram na área que deve ser limpa, estas áreas devem ser deletadas, usando-se a ferramenta 'erase' para que o fundo todo esteja em branco.

DETALHES DESTACADOS EM VERDE
As áreas destacadas em verde devem ser preenchidas com preto, de forma que ela faça parte da área que vai ser mantida visível na seleção, desta forma, devemos pintar estes locais.

DETALHES DESTACADOS EM ROXO
Apesar de parecerem áreas que deveriam ser mantidas, podemos analisar na foto que estas áreas são locais onde se vê o fundo, e existem devido ao movimento do cabelo... por isso, estas áreas devem ser mantidas como estão, ou seja, não estarão visíveis.

Depois de editarmos o canal de acordo com as nossas necessidades chegaremos a este resultado:

Imagem do IPB

Veja nosso canal alpha:
Imagem do IPB

Agora vamos transformar nossa imagem BACKGROUND em layer, creio que todos saibam fazer isso (clicando duas vezes rapidamente sobre a layer background ela se transforma em layer). Assim que tivermos nossa imagem em layer poderemos criar uma LAYER MASK para identificarmos as áreas visíveis e invisíveis. Para tanto, basta clicar sobre o ícone de máscaras, no rodapé da paleta LAYERS.

Imagem do IPB

Note que criamos uma LAYER MASK em branco, para apicarmos nela nosso canal de seleção (GREEN COPY). Para isso, utilizaremos o recurso 'APPLY IMAGE', que nos possibilita mesclar camadas, inclusive camadas de seleção e de máscaras.

Imagem do IPB

Perceba na imagem acima, que aplicamos o canal GREEN COPY invertido como multiply na nossa layer mask, o que faz com que a camada de máscara 'receba' (por assim dizer) o desenho do canal que preparamos anteriormente.

Na tabela de canais, do lado direito da imagem, veja que o canal de máscara ficou 'invertido' em relação ao canal 'GREEN COPY'.

Apliquei um fundo amarelo para verificarmos o resultado do nosso recorte, e veja que o cabelo está mantido na nossa separação de imagens.

Imagem do IPB

Note no detalhe que inclusive os fios mais finos foram mantidos... caso desejássemos eliminar alguns detalhes, bastaria editar a camada de máscara.

Imagem do IPB

Espero que todos tenham gostado deste tutorial.

Usamos uma foto com um fundo neutro....e se não fosse este o caso? Por exemplo, se eu tiver uma foto de uma criança brincando com uma fundo com plantas e flores, por exemplo?

Aqui está uma fotografia de exemplo:

como eu tiro o fundo desta imagem fazendo um recorte perfeito deixando apenas a mulher (com seu cabelo é claro!

Teoricamente neste processo é possível fazer com qualquer foto, claro que o procedimento foi feito para fotografia publicitária o fundo sempre será neutro, porém com uma adaptação e noção dos canais você consegue também, você pode ir reduzindo o fundo, veja bem nesta foto; a área de fundo aonde os cabelos estão soltos é verde você pode fazer um recorte geral para remover a árvore e aplicar em seguida o tutorial aqui descrito.
Como disse é uma questão de compreender a utilização correta dos canais.

seja o primeiro a comentar!

Se você deixar o e-mail poderá ser avisado sobre atualizações!!