Seguidores

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Flex Mentallo (Completa)





Após a passagem de Grant Morrison pela Patrulha do Destino venho, uma mini-série de 1996 que utilizava o personagem que foi um breve coadjuvante nas aventuras da Patrulha. Flex Mentallo, Man of Muscle Mystery (intraduzível), era um daqueles homens mais fortes do mundo, de circo, cuja força era tão grande que lhe concedia até poderes mentais. Ele flexionava os músculos, surgia um halo dizendo “Herói da Praia” sobre sua cabeça e os vilões eram instantaneamente derrotados.

Flex era na verdade uma sátira do Dr. Charles Atlas, que chamava jovens em seus anúncios na década de 50 a deixarem de ser “bananas” e ganhar força, poder e mulheres através do seu método (até hoje se encontra esse tipo de anúncio em algumas revistas brasileiras). A sátira inclusive rendeu um processo por parte da família do Dr. Atlas, que fez a DC desistir de publicar uma coletânea da mini-série, mas eventualmente acabou não rendendo em nada.

A mini-série foi, e é, um sucesso cultuado entre poucos fãs. Morrison desenvolve nela todas as suas teorias a respeito do poder dos super-heróis sobre o imaginário infantil, misturando erotismo, homoerotismo, magia, “de onde vem as suas idéias” e os limites da metalinguagem. É daqueles trabalhos para serem lidos uma centena de vezes (mesmo porque é maravilhosamente ilustrada por Frank Quitely), e para ser discutido por mais centenas de anos.


Clique na imagem da capa para baixar o arquivo.

seja o primeiro a comentar!

Se você deixar o e-mail poderá ser avisado sobre atualizações!!