Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Drácula - Graphic Novel

Lançada no Brasil na década de 90, a adaptação do livro homônimo de Bram Stoker para os quadrinhos foi uma surpresa gratificante.

Com visual impecável e pinturas de altíssimo nível - todas produzidas pelo mestre Jon J. Muth, Drácula foi o primeiro número da coleção Graphic Album.

Não pensem que se trata apenas de mais um aproveitador do sucesso do clássico de terror. Esta obra mostra de forma concisa a essência do livro de Stoker. Imagens e palavras se mesclam em absoluta harmonia, sem exageros. Há imagens que sugerem violência, há imagens que mostram violência, porém nada apela para o visual "gore" ou para o escatológico, o que demonstra maturidade do autor.

Pela simples sugestão - de imagens e palavras - torna-se perceptível o medo, a tensão, quase palpáveis.

Os diálogos, as descrições e as cenas em si são fruto de extratos de diários, telegramas e diários de bordo. Existem passagens em prosa - como em um romance - e também diálogos em forma de script, tornando a leitura muito interessante.

Contudo, o que mais chama a atenção são as pinturas. Belas pinturas. Jon J. Muth demonstra total domínio da técnica e, principalmente, sabedoria ao descrever pela pintura o que ocorre no livro. Indubitavelmente seria preciso um Graphic Álbum com muito mais páginas para englobar a obra original, mas em nada essa "Graphic Novel" fica devendo ao livro. Espero não estar exagerando ao dizer que Bram Stoker teria orgulho de ver sua obra ser adaptada com tanto brilhantismo.

seja o primeiro a comentar!

Se você deixar o e-mail poderá ser avisado sobre atualizações!!